Alimentação saudável infantil: dicas do que comer e o que evitar

Todo pai quer que seu filho cresça saudável, inteligente e feliz. Desde a infância, devemos ensinar nossos filhos a escolher entre toda a variedade de produtos aqueles que são realmente bons para a saúde.

A nutrição das crianças é um pouco diferente da dos adultos. Se o sistema nutricional da criança for construído corretamente, ela se desenvolverá normalmente, tanto física quanto mentalmente.

Faça com que seja um estilo de vida para a sua família apresentar diariamente uma boa nutrição ao seu filho. Ao comunicar-se ativamente com seu filho, dando o exemplo, você incutirá bons hábitos alimentares.

A alimentação saudável infantil é a base para uma vida plena, garante o seu crescimento, desenvolvimento físico e mental. É imprescindível, assim como a atividade física regular.

que seja equilibrado e atenda a todas as necessidades da criança, levando em consideração sua idade e necessidades.

Dicas para uma alimentação saudável infantil

À mesa, você só precisa falar sobre coisas boas. O ambiente deve ajudar a criança a relaxar, para que o apetite e o humor sejam bons.

As crianças podem ajudá-lo a servir e a decorar as suas refeições. Ao servir vegetais e frutas na mesa, pergunte às crianças quais vitaminas e minerais eles contêm e por que são tão úteis.

como montar um cardápio saudável infantil

A fim de organizar uma alimentação adequada para a criança, você precisa seguir várias regras importantes. Confira:

As refeições devem ser variadas

Essa é uma condição importante para que o corpo da criança receba todas as substâncias necessárias ao seu crescimento e desenvolvimento.

Todos os dias, o cardápio da criança deve incluir: frutas e vegetais; carne e peixe; leite e laticínios; produtos de grãos (pão, cereais, cereais).

A insuficiência ou o excesso de alimentos consumidos por uma criança podem afetar adversamente a atividade do trato gastrointestinal, contribuir para distúrbios metabólicos, aumentar o sobrepeso (mesmo em vários graus de obesidade) ou levar à exaustão.

Se a criança se recusar a comer um prato saudável, convide-a a experimentar e torne o prato incomum.

Assim, com a ajuda de frutas secas e nozes, pode-se fazer uma carinha engraçada no mingau, com a ajuda de ketchup e ervas, desenhar um molde em ovos fritos, colocar purê de batata em um prato em forma de boneco de neve.

O que não pode ser usado na alimentação infantil

  • Subprodutos, exceto fígado, língua, coração; sangue, linguiças defumadas não cozidas
  • Alimentos fritos
  • Snacks de coalhada, leite condensado com gorduras vegetais
  • Kumis e produtos lácteos fermentados com teor de etanol (mais de 0,5%)
  • Confeitaria com creme de proteína vegetal
  • Primeiro e segundo pratos baseados em concentrados alimentares de rebatida rápida
  • Vinagre, mostarda, raiz-forte, pimenta e outras especiarias e alimentos que os contenham, incluindo molhos picantes, ketchup, maionese e molhos de maionese
  • Legumes e frutas em conserva
  • Café natural e refrigerantes, grãos de damasco, amendoim
  • Produtos, incluindo confeitaria, contendo álcool
  • Produtos alimentares que contenham na sua composição grande quantidade de aditivos alimentares (informação indicada pelo fabricante na embalagem do consumidor)
  • Concentrados secos para a preparação de primeiro e segundo pratos (sopas, macarrão Dosherak, mingaus)

A alimentação do bebê deve ser regular

O cumprimento da dieta alimentar infantil é de grande importância para a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Recomenda-se aos pré-escolares que se alimentem de 4 a 5 vezes ao dia, a cada 3 horas, no mesmo horário, distribuindo a dieta da seguinte forma: café da manhã – 25%, almoço – 35%, lanche da tarde – 15%, jantar – 25%.

Na idade escolar, é aconselhável fazer quatro refeições ao dia, a cada 4 horas, com uma distribuição uniforme da ração diária: café da manhã – 25%, segundo café da manhã – 20%, almoço – 35%, jantar – 20%.

Tente evitar lanches e ensine seu filho a comer apenas à mesa. Se ainda assim não der certo, ofereça frutas, biscoitos secos, suco para um lanche – comida que vai ajudar a matar a fome, mas não vai estragar seu apetite.

Um importante evento de melhoria da saúde para crianças-alunos é a organização adequada da alimentação na escola na forma de desjejuns escolares quentes e almoços em grupos de dia prolongado, cuja dieta deve ser de 50-70% da norma diária, que, infelizmente, os pais prestam pouca atenção.

Comer sanduíches, pizzas, batatas fritas, barras de chocolate é prejudicial porque – este alimento é defeituoso na sua composição e também irrita o estômago, contribuindo para o desenvolvimento da gastrite.

A nutrição da criança deve repor seu gasto diário de energia

Se seu filho está acima do peso, limite a quantidade de doces e sobremesas com alto teor calórico e esvazie a geladeira. Coloque uma tigela de frutas e um prato de pão integral sobre a mesa.

As crianças podem comer frutas sem restrições, é quase impossível comer demais e são muito úteis. Se faltar algum mineral ou vitamina, a própria  criança pedirá a maçã ou mesmo as verduras de que necessita.

Tente praticar esportes com seu filho, dê um passeio juntos, ainda que um pouco, mas regularmente.

Assim, construir uma alimentação adequada para as crianças requer levar em consideração as características do corpo infantil, o conhecimento de algumas regras e princípios da alimentação saudável.

6 regras de alimentação saudável para crianças

Incentivar as crianças a comer alimentos saudáveis ​​pode ser muito difícil para qualquer pai. Siga as 6 regras descritas neste artigo para evitar conflitos alimentares e ajudar seu filho a desenvolver uma atitude positiva em relação à comida.

beneficios da alimentação saudável infantil

Regra 1: Cada peça conta

Tudo o que seu filho come deve ser nutritivo. As crianças podem ser muito temperamentais e inconsistentes em sua ingestão de alimentos, então você precisa ter certeza de que o que elas comem é realmente bom para elas.

Assim, se seu filho comer apenas duas fatias de batata no jantar, você pode ter certeza de que ele fará um lanche ou almoço farto. Qual é o ponto? “- você se pergunta.

O tamanho do estômago do bebê é pequeno, então pense bem antes de alimentá-lo. E pergunte-se por que você deve dar ao seu filho uma barra de chocolate ou biscoitos como lanche.

Muitas vezes, são os pais que ficam felizes, quando vêem seu filho devorando lanches não nutritivos alegremente, seu filho pode ficar feliz por outros motivos, não apenas por junk food.

Regra 2: Remova a palavra” sobremesa “de sua vida cotidiana

Faça sobremesas saudáveis ​​(não apenas alegres) para que alimentos como frutas, nozes e iogurte se tornem parte da dieta e não uma recompensa por terminar uma refeição.

Você pode tratar todos os alimentos saudáveis, mas muitas vezes pensamos que isso só pode ser feito com a ajuda de junk food, então seja prudente.

Ao eliminar esses alimentos de sua dieta, você também estará eliminando seu valor nutricional para o seu bebê se seguir a Regra # 1.

Novamente, geralmente são os pais que alegremente dão uma sobremesa ou guloseima a uma criança de dois anos, embora esta última dificilmente ficaria chateada se nunca tivesse provado um bolo de chocolate com chantilly na vida.

Regra 3: Seja persistente, não assertivo

Pode levar algum tempo para seu filho se acostumar com novos alimentos. Introduza novos alimentos na dieta de seu filho aos poucos, para que ele possa se acostumar com eles.

Nunca insista para que seu filho experimente algo que ele não tenha vontade de experimentar e, claro, nunca insista para que ele termine de comer até o fim.

A hora de comer não deve se tornar a hora de batalha. Seu filho comerá de tudo, se necessário.

Se você começar a brigar com seu filho por causa da comida, corre o risco de que isso se arraste por muito tempo. A ideia principal aqui é comer alimentos saudáveis ​​para a criança, não desenvolver uma conexão entre comida e controle.

É por esta razão que é importante começar a incutir no seu filho o conceito de alimentação saudável desde cedo.

Regra 4: Quebre as regras que nossos pais seguiram

Muitos de nós se lembrarão de como nossas mães colocaram comida em nosso prato e esperaram para ver se comeríamos ou não.

Naquela época, não havia esse problema com as crianças por causa da comida, porque as crianças rapidamente perceberam que se não comessem o que lhes era oferecido, simplesmente passariam fome.

E depois de passar várias noites à mesa tentando terminar as ervilhas, as crianças se acostumaram a comê-las sem objeções.

Agora sabemos o efeito devastador que essa prática pode ter. Muitos problemas digestivos começaram na infância e muitas pessoas com problemas semelhantes podem se lembrar desses episódios da infância.

Tendo em mente que os gostos do seu filho são diferentes dos seus ou dos de seu cônjuge ou vizinho, você deve quebrar a regra da refeição em família de vez em quando.

Deixe seu filho criar uma refeição saudável de acordo com seu gosto e deixe o resto da família desfrutar de sua caçarola, curry ou assado. Se a comida for saudável e você permitir que seu filho faça experiências com ela com menos frequência, você garantirá que não terá os problemas que poderiam surgir se você seguisse a regra praticada por seus pais.

Essa prática permitirá que seu filho valorize alimentos saudáveis ​​e não seja influenciado pelas emoções negativas associadas a comê-los.

Regra 5: Todos precisam do café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia para muitas crianças. Pular o café da manhã pode afetar o resto do dia e pode fazer com que seu filho fique muito cansado para comer, com muita fome para dormir, etc.

Que pai gostaria que seu filho estivesse com fome e cansado? Muitos estudos mostram que um bom café da manhã pode ajudar as crianças a pensar melhor. Embora a maioria desses estudos tenha se concentrado em crianças em idade escolar, essa regra também se aplica a recém-nascidos e crianças pequenas.

Há uma opinião de que muitas vezes são as crianças de dois anos que continuam com fome. O café da manhã deve conter alimentos ricos em proteínas para manter a energia, para evitar a perda de energia pela manhã. É melhor cuidar disso com antecedência, porque a criança pode se acostumar a não comer de manhã.

Regra 6: Aprenda com seu filho

Nossos filhos sabem muito mais do que normalmente pensamos. O estômago pode dizer ao seu dono quando e quanto comer.

Deixe seu filho ouvir as demandas de seu corpo. Não é possível aplicar uma regra a todos os filhos, porque qualquer regra deve se adequar às condições de sua família.

Aprenda a seguir as regras do seu filho às vezes, elas podem surpreendê-lo.

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